domingo, 21 de novembro de 2010

Até que enfim! Um pão integral gostoso!

Fazer pão foi algo muito complicado para mim até outubro deste ano quado fiz um curso de panificação...

Observação: antes de continuar, é impotante deixar claro que est blog começa sem muita ordem cronológica dos eventos. 

Voltando ao assunto... Há dois meses, praticamente não tenho comprado pão em casa. Tenho me habituado a fazer pão a cada dois ou três dias para minha família. Como é bom chegar em casa depois de um dia duro de trabalho e literalmente colocar a mão na massa.
Neste tempo, fiz vários pães diferentes: pão sovado, pão francês, pão de abóbora, pão de aveia, pão de beteraba, o melhor de todos - pão de cerveja. Mas até agora todas as receitas de pão integral foram frustadas. Testei receitas diferentes, ingredientes diferentes, co aveia, com castanhas, nozes, mas o gosto era sempre de fermento ou algo amargo. Tentei com farinha integral e depois com farinha de centeio. Nenhum ficou bom.
Pão de Centeio
Ficavam até bonitos, como o pão de centeio acima, mas o gosto - Urghhh!

Comprei um livro com técnicas de panificação e haviam cerca de 10 receitas diferentes, mas mesmo assim, nenhum pão ficou bom. Enfim, já estava quase desistindo do pão integral até que minha esposa me deu um livrinho simples, com meia dúzia de receitas e havia lá uma receita de pão integral. Bom. Como já tinha comprado uns 4 quilos de farinha integral e de centeio, nã o tinha nada a perder. E voilà! O pão ficou uma delícia. Urru!!! 


É isso!!! Algumas receitas dão certo de primeira, já outras precisam de algumas experiências erradas para chegar lá. Amigos (se é que alguém está lendo isto), não se importem com as falhas na cozinha. Errar, corrigir e tentar de novo fazem parte do processo.

À bientôt!

Nenhum comentário:

Postar um comentário